A MEDICINA PERSONALIZADA é um conceito que propõe que cada pessoa tem características únicas, que devem ser entendidas para o cuidado de sua saúde. Nesse sentido, os estudos genéticos são grandes aliados para essa prática, por conseguirem esclarecer o porquê de muitas particularidades biológicas de um paciente.
E o que os EXAMES LABORATORIAIS têm a ver com tudo isso? Pois eles são uma ferramenta muito importante de cuidado com a saúde no contexto da medicina personalizada.
Ao realizar os seus exames preventivos, é possível entender os resultados que são considerados normais para a realidade de cada paciente. E essa é uma informação valiosa para avaliar a evolução da sua saúde.
“Se um indivíduo não apresenta sinais e sintomas clínicos, mas apresenta um resultado fora do intervalo de referência, isso não quer dizer que esteja doente, e sim que, talvez, esse seja o seu ‘normal”, explica Dra. Flávia Martinello, professora do Departamento de Análises Clínicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A especialista destaca que as pessoas devem fazer seus exames mesmo em situação de saúde “para saber quais são os níveis normais dos seus parâmetros laboratoriais e, em exames subsequentes, deve ser feita a comparação com seus resultados anteriores, que seriam o seu intervalo de referência pessoal”.
Exames laboratoriais e acompanhamento médico preventivo são fundamentais para o cuidado com a saúde no conceito da medicina personalizada.